Coleta Seletiva
Para manter uma relação favorável com o meio ambiente é necessário levar em consideração as expectativas dos clientes, consumidores, poder público, organizações ambientais e comunidades vizinhas. É preciso entender que, mesmo quando o lixo é simplesmente recolhido, o problema não acaba, apenas foi transferido para outro local.
A melhor alternativa de gerenciamento de resíduo e lixo que reduza a potencialidade do problema de destino final dado a ele é a COLETA SELETIVA, pelo fato de que grande parte desse material pode ser reaproveitado ou reciclado. Sobremaneira, observa-se que a implantação do programa de classificação e coleta seletiva não apenas contribui na redução da poluição gerada pelo lixo, contribui também na diminuição do desperdício e os gastos com manutenção e limpeza das dependências da indústria.
Os treinamentos relacionados à coleta seletiva são uma evidência que a Óleos Menu possui uma grande preocupação com a conscientização e educação de seus colaboradores, que aprendem por palestras e material educativo impresso os tipos de resíduos que são recicláveis, suas utilizações, entre outros assuntos pertinentes, para que procedam corretamente no descarte de resíduos, nos coletores instalados nas dependências da indústria.

USO DE TOALHAS INDUSTRIAIS

Uma das grandes preocupações da Óleos Menu foi com o descarte de resíduos gerados nas manutenções e limpezas das máquinas de produção, geralmente envolvido com o uso de lubrificantes, graxas e outros do gênero. Para tal fim empregava-se o uso de estopas. Após estudos, verificou-se a viabilidade da substituição de estopa pelo uso de toalhas industriais, visto que as empresas que prestam esses serviços oferecem toalhas prontas para o uso e ainda responsabilizam-se pela lavagem, possuem tratamento dos efluentes e descarte ambientalmente correto dos resíduos gerados.


MÁQUINA BIO-CIRCLE

Para a limpeza de peças e máquinas contaminadas com óleos e graxas, fazia-se uso de solventes. Essa mistura tornava-se um resíduo de difícil descarte. Hoje o sistema de biorremediação utiliza microrganismos para transformar contaminantes, como óleos e graxas, em água e dióxido de carbono.




2015 Óleos Menu
R. Afonso Pena, S/N - Bairro Industrial - Guararapes-SP - CEP 16700-000
Telefone: +55 (18) 3606.8200 - Fax +55 (18) 3606.8229