2018-Gestão ambiental em ação

Em março 2018, a Óleos Menu comemorou seu decimo ano de certificação ambiental.

As conquistas implementadas transformaram a empresa e seus colaboradores, o pensamento sustentável está em todas atividades diárias realizadas na empresa e fora dela.

O sistema de gestão ambiental é formado por aproximadamente 80 colaboradores subdivididos em grupos ambientais.

Esses grupos são responsáveis pelos estudos e implementação de projetos para preservação e proteção ambiental.

Hoje, apesar dos grupos terem um tema para desenvolvimento, todos estão abertos a discutirem ideias em todas as áreas relacionadas a preservação ambiental e segurança, o que tem trazido uma grande evolução para a melhoria continua do sistema.

Aproveitamos o momento para homenagear a formação dos grupos que representaram tão bem a gestão nesses últimos dez anos com resultados incrivelmente surpreendentes:

GRUPO AR LIMPO: Responsável por projetos para redução de particulados do ar. Instalação de filtros mangas, substituição de maquinários por maquinários menos poluente, é notório, todos que conhecem a empresa percebem a redução de particulados no processo produtivo.

Grupo H2O – responsável por projetos para economia de água. Instalação de projetos de reuso de água em circuito fechado, reaproveitamento de água da chuva, entre outros apresenta uma economia media de 15 milhões de litros de água por mês.

Grupo energia – responsável por projetos para eficiência energética. Instalação de medidores setoriais para medição e avaliação de consumo de energia por setor, instalação de iluminação natural, substituição de lâmpadas de alto consumo por lâmpadas de LED, entre outros. Estuda ainda o desenvolvimento da tecnologia para implementação de energia solar, pirolise, entre outros.

GRUPO SUSTENTARE: Responsável por projetos da gestão de resíduos, uso de materiais recicláveis. A implantação da coleta seletiva propicia a destinação correta de 100% dos resíduos gerados pela empresa. A reciclagem gera em media 47 toneladas ao ano, resíduo que seria destinado aos aterros municipais se não fosse a coleta seletiva instalada em todos os setores.

GRUPO VEJA BEM – responsável por projetos na área de prevenção contra derramamentos, tóxicos e inflamáveis. A prevenção contra derramamentos é a melhor forma de evitar contaminação do solo e lençóis freáticos. Todos os equipamentos ou locais que possuem riscos de derramamentos estão adequados com contenções para prevenção.

GRUPO IPE – responsável por projetos na área de florestamento e reflorestamento de áreas da empresa. A recuperação da mata ciliar situada em áreas da empresa trouxe grande valor ambiental, com aproximadamente 5 mil arvores nativas da mata atlântica plantadas, já trouxe a recuperação de parte da biodiversidade do local. O projeto para extração de látex recuperou área degradada, está gerando renda e emprego. 

Esses membros permaneceram nas equipes durante 10 anos, com intuito de renovação, novos colaboradores vieram integrar os grupos em 2019, inclusive um novo grupo também se formou: 

GRUPO INOVARE – responsável por projetos em áreas diversas, esse grupo formado em 2019 para reforçar ainda mais o time já entrou com grandes ideias para implementação.

Todos os membros estão conscientes que suas ações locais se refletem globalmente e isso é um ponto motivador muito forte.

Parabéns a todos envolvidos diretamente na gestão ambiental e indiretamente todos os colaboradores, pois somente o comprometimento de todos transformam para melhor o mundo em que vivemos.

Sustentabilidade mais do que uma responsabilidade, um compromisso da Óleos Menu!

 



2015 Óleos Menu
R. Afonso Pena, S/N - Bairro Industrial - Guararapes-SP - CEP 16700-000
Telefone: +55 (18) 3606.8200 - Fax +55 (18) 3606.8229