2016-VIII Semana do Meio Ambiente

Com o tema “SOMOS IGUAIS NAS NOSSAS DIFERENÇAS”, a empresa Óleos Menu realizou a sua VIII Semana do Meio Ambiente em junho de 2016.

 

Certificada pela ISO-14001 – Gestão Ambiental desde 2008, a empresa recebe todos os anos a visita de alunos de escolas municipais e ministra palestras e atividades para conscientização ambiental.

Este ano os convidados foram os alunos especiais do CRIE - Centro de Recuperação e Integração do Excepcional de Guararapes, entidade esta, que enviou aproximadamente cinquenta alunos monitorados por professores para participarem das atividades realizadas no dia 06 de junho.

Visando maior integração social, filhos de funcionários também foram convidados a participarem junto com as crianças especiais. Aproximadamente dez crianças acompanhadas de seus respectivos responsáveis também  fizeram parte de todas as atividades. Todos os visitantes assistiram uma palestra sobre conscientização ambienta e foram direcionados para a primeira atividade. No pátio da empresa, todos ganharam uma bexiga biodegradável e nela havia preso um envelope de papel de seda que se degrada rapidamente no meio ambiente com varias sementes de ipês (roxo e amarelo) que foram levadas pelo vento para germinarem em algum lugar que as sementes venham a cair. Após soltarem os balões, as crianças seguiram para uma área de recuperação ambiental da empresa para realizar o plantio de mudas. As crianças plantaram cerca de 20 mudas. No total, desde a implantação da gestão ambiental a empresa já realizou o plantio de cerca de 20 mil árvores

Nos dias 07, 08 e 09 a conscientização foi para três escolas municipais. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foram realizadas cinco apresentações do teatro “Uli Luli e os Guardiões da Natureza’’ para crianças entre 6 e 10 anos, proporcionando acesso à cultura e temas educativos como a preocupação com o meio ambiente. Patrocinado pela empresa através da Lei Rouanet, o projeto leva arte, conscientização e entretenimento de uma forma divertida e alegre para instituições escolares de ensino. Durante as apresentações foram entregues 1.500 livros que contam a mesma estória do teatro apresentado.

apresentado Fechando a semana, colaboradores que trabalham com máquinas e veículos movidos a diesel, receberam treinamento para evitar a possível poluição pela emissão da fumaça preta causada geralmente por problemas em seus motores. Foram orientados a realizarem aferições de emissão de fumaça dos escapamentos de acordo com a escala Ringelmann, pois veículos fora dos padrões determinados pela CETESB podem ser multados (valor 60 UFESPs) em fiscalizações rotineiras realizada pela CETESB e pela Polícia Rodoviária, além de todo prejuízo ambiental causado. A fumaça preta dos veículos causa diversas doenças respiratórias inclusive o câncer. A conscientização se estendeu para os motoristas que estiveram presentes também na empresa, receberam saquinhos verde e marrom com orientações para realizarem o descarte correto dos resíduos gerado durante suas viagens e panfletos sobre emissões de fumaça preta. Colaboradores do Setor Portaria possuem atribuído à suas funções a verificação da fumaça para os caminhões que adentrarem na empresa durante todo o ano e se estiverem fora dos padrões os motoristas são orientados a procurar uma oficina mecânica para regularem ou consertarem as emissões do seu veículo. 



2015 Óleos Menu
R. Afonso Pena, S/N - Bairro Industrial - Guararapes-SP - CEP 16700-000
Telefone: +55 (18) 3606.8200 - Fax +55 (18) 3606.8229