2018-Semana do meio ambiente

O dia mundial do meio ambiente comemorado no dia 05 de junho é a data mais importante do calendário ambiental das empresas sustentáveis, porém a Óleos Menu realiza atividades durante toda a semana, abordando diversos temas importantes para conscientizar colaboradores, prestadores de serviços e visitantes.

Fumaça preta dos veículos a diesel é extremamente prejudicial ao meio ambiente. O ar poluído com partículas de monóxido de carbono causa problemas respiratórios e até câncer, para evitar esse problema, iniciando a semana, todos os colaboradores envolvidos com maquinas que utilizam óleo diesel foram treinados e conscientizaram motoristas de caminhões que por ventura aguardam carga ou descarga na empresa. Dois temas foram abordados junto aos motoristas, prevenção da fumaça preta e descarte correto de resíduo, foram distribuídos panfletos e sacos de lixo para que os resíduos fossem separados corretamente para a coleta seletiva.

Educação ambiental é a semente para um mundo melhor. Tudo começa com as atitudes diárias individuais para que grandes resultados coletivos sejam alcançados.

A coleta seletiva também foi o tema abordado na palestra durante a visita dos alunos da escola Monte das Oliveiras na terça-feira (05), foram espalhados papel, papelão, plásticos, metais e garrafas pets por todo o pátio da empresa e aproximadamente 50 crianças ajudaram a coletar e separar esse material na central de resíduos. Também foi montado uma exposição com os materiais granulados e objetos obtidos com resultado da coleta seletiva do plástico.

A quarta-feira (06) foi marcada com a visita dos alunos do sétimo ano da escola SESI, os quais receberam palestra sobre os trabalhos ambientais desenvolvidos pela empresa e também uma atividade de conscientização que teve como objetivo a interatividade do aluno com o meio ambiente. O piquenique montado em meio a floresta de seringueira demonstrou na prática que uma empresa sustentável é aquela que mantem o foco das suas atividades baseadas no o tripé da sustentabilidade “economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta”.

Um dos maiores problemas da sociedade moderna é o consumismo baseado em soluções imediatistas como produtos descartáveis, o que acarreta um montante de resíduos que os aterros sanitários nunca conseguirão absorver. 

A coleta seletiva implantada na empresa há 10 anos foi também o tema da atividade da quinta-feira (07) para todos da companhia. Foram formados 5 grupos de colaboradores em cada treinamento (foram realizados 3 em turnos diferentes) que realizaram avaliação de todos os coletores instalados da empresa. A atividade teve como finalidade aumentar a conscientização da importância de realizar corretamente os descartes para evitar a contaminação de materiais recicláveis e reduzir o envio para aterros sanitários.

Na sexta-feira (08) foi realizado o Show da Gestão, treinamento interativo de perguntas e respostas que tem como intuito aumentar o conhecimento sobre temas pertinentes a Gestão Ambiental, a atividade premiou os três melhores grupos de cada turno de treinamento. 

A visita dos alunos do curso de administração da UNESP, da cidade de Tupã, fechou a semana com chave de ouro no sábado (09). O tema escolhido da palestra foi ISO14001 - O Olhar do futuro administrador para uma gestão sustentável

Cuidar do Meio Ambiente, mais do que uma responsabilidade um compromisso da Óleos Menu!



2015 Óleos Menu
R. Afonso Pena, S/N - Bairro Industrial - Guararapes-SP - CEP 16700-000
Telefone: +55 (18) 3606.8200 - Fax +55 (18) 3606.8229